Diferente do que muita gente pensa, a dor não deve fazer parte da atividade sexual. Caso ela esteja presente, é preciso que a mulher procure um atendimento médico o quanto antes, para descobrir a causa do problema. A dor durante o ato sexual pode estar relacionada a fatores orgânicos, ou seja, infecções e inflamações ou a fatores de âmbito psicológico. Geralmente a dor relacionada a fatores orgânicos pode apresentar outros sinais e sintomas como:
-Dor ao urinar;-Corrimento vaginal;
-Coceira vaginal;
-Dor em baixo ventre.
A dor pode ser sintoma de algum problema mais sério de saúde. (Foto: Divulgação)
Feridas no colo do útero
Em muitos casos, o primeiro sintoma apresentado por uma mulher que possui ferida no colo do útero é a dor durante a relação. Isso ocorre pois, durante o ato sexual, é comum o pênis tocar o colo uterino. Em geral, a presença da ferida está relacionada a uma infecção do órgão genital feminino e, além da dor, a mulher pode apresentar sangramento após a relação.
Tumores, cistos e má formação
A presença de tumores no órgão genital feminino pode causar dor e até mesmo sangramento durante o sexo. O mesmo ocorre com cistos ovarianos, endometriose e más formações genitais.
Fatores emocionais
Após descartar todas as prováveis hipóteses patológicas que poderiam justificar a presença de dor durante a relação, o médico pode questionar a mulher em relação a fatores emocionais. As relações sexuais para serem prazerosas precisam ser consentidas e desejadas. Além disso, é preciso existir um envolvimento sentimental e com baixo nível de estresse. Assim, quando a relação sexual é praticada sem interesse ou excitação, pode resultar além da dor, uma relação não prazerosa.
Como tratar a dor após o sexo?
Se a dor após o sexo persistir, procure ajuda médica. (Foto: Divulgação)
Se a dor insiste em aparecer depois do sexo, significa que alguma coisa está errada. O ideal é buscar ajuda especializada para resolver o problema. Consulte primeiro um ginecologista para verificar se está tudo certo com o corpo. Se os exames não indicarem nenhum problema, então é recomendado consultar um psicólogo ou psiquiatra.
As relações sexuais devem ser vistas como fontes de prazer. Porém, nem sempre são manifestadas dessa forma, pois muitas mulheres apresentarem dor durante o ato sexual. Diante de dor durante a relação, o ideal é buscar um acompanhamento médico especializado. Através dele é possível investigar quais fatores estão relacionados ao problema, incluindo as causas físicas e emocionais, para depois definir um tratamento específico para cada caso.
Postar um comentário